Mutirão de Cirurgias em Ilhéus: o que é e como funciona

O Mutirão de Cirurgias é uma iniciativa  da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), vinculado ao Programa Saúde Sem Fronteiras. O Mutirão tem como meta a realização gratuita de cerca de 13 mil cirurgias em pessoas que já tenham o encaminhamento do SUS. O Governo do Estado tem como objetivo a redução na fila de espera, com atendimento ágil e cuidadoso.

Mutirão de Cirurgias é uma a ação do Governo da Bahia
Ação do Governo do Estado, vinculado ao Programa Saúde Sem Fronteiras. Foto: Divulgação/SESAB

Contando com a realização de exames pré-operatórios e consultas com cirurgiões, essa é uma a ação do Governo da Bahia. Inédita no país, a ação disponibiliza a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos. Além disso, proporcionará acompanhamento ao paciente e o kit pós-operatório para a segurança do mesmo na alta hospitalar.

O Mutirão de Cirurgias acontecerá no município de Ilhéus entre os dias 12 e 17 de dezembro. Atenderá a moradores dos municípios de Ilhéus, Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca previamente cadastrados.

Serão realizadas as seguintes cirurgias: Histerectomia (retirada do útero), Colecistectomia (retirada da vesícula) e cirurgias de Hérnia. Os pacientes deverão ser cadastrados pela Central de Regulação do seu município. Somente serão realizados os procedimentos em pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde de cada município.

Serão realizadas pré-consultas no período de 12 a 14 de dezembro nas unidades móveis. Estas unidades ficarão estacionadas na Praça Soares Lopes, ao lado da Igreja Catedral, em Ilhéus. Já as cirurgias serão realizadas a partir do dia 17 de dezembro, no Hospital da Costa do Cacau, que será inaugurado no dia 15 de dezembro.

Pacientes que farão Colecistectomia (retirada de vesícula) precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). As mulheres que passarão pelo procedimento de histerectomia (retirada do útero), será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, é imprescindível que todos levem exames laboratoriais e outros que possuam.

Para verificar se o paciente está cadastrado na fila do Mutirão, basta consultar a lista única clicando aqui. O paciente também pode procurar a Secretaria de Saúde do seu município e verificar se o seu nome consta na lista de espera.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *